Unidades de Saúde de Indaial alertam sobre faltas dos pacientes
Cartazes informativos instalados nas unidades de saúde de Indaial apresentam a quantidade de faltas mensais dos pacientes nas consultas médicas, de enfermagem e de dentista. A ação da Secretaria de Saúde de Indaial visa conscientizar a população sobre os índices de faltas ocorridos, bem como a importância do comparecimento aos atendimentos.
A sugestão partiu da própria equipe que percebe o quanto o atendimento de outros pacientes é prejudicado com as faltas. Conforme explica o secretário de saúde, Silvio César da Silva, muitas pessoas que solicitam consultas do SUS não comparecem, sem avisar previamente. Desta forma, usuários que também precisam de consulta deixam de ser atendidos.
Além dos números de faltas, o banner traz a chamada: “Quando o compromisso é importante, não dá para faltar. Com a sua saúde também é assim! Seja consciente! Compareça as consultadas agendadas”.
Converse com o Mesorregional e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
Caso o usuário não possa comparecer, é recomendado que avise à unidade de saúde assim que estiver ciente da impossibilidade de comparecimento, de preferência com pelo menos 48 horas de antecedência. Quando isso não acontece, ninguém é atendido. De acordo com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) uma das causas que contribuem para a lentidão no atendimento e o consequente crescimento da fila do SUS é o não comparecimento na data agendada para a realização de sua consulta ou procedimento
Foto: Prefeitura de Indaial / Divulgação