Uso consciente de água: como podemos reduzir o gasto para evitar o desabastecimento.
A Prefeitura de Blumenau, por meio do Samae, já reforçou na última semana a importância do uso consciente da água neste período de prevenção à chegada do coronavírus. Desde a assinatura do Decreto com orientações para que as pessoas não saiam de suas casas, o consumo de água aumentou consideravelmente no município.
O Samae sempre orienta sobre a atenção e o cuidado que precisamos ter com a água e apela pelo bom senso de cada família blumenauense para que evitem o desperdício e assim um possível desabastecimento.
O Mesorregional vai te dar algumas dicas de como fazer uso consciente da água nesse período, para contribuir para a redução do desperdício:
1. Cuidado com os vazamentos:
Os vazamentos e infiltrações são alguns dos principais motivos de desperdício de água na rede de abastecimento do Brasil.Verifique como está a situação na sua casa.
2. Troque a mangueira pelo balde:
Feche a mangueira! Quatro baldes de água já são suficientes para lavar seu carro. Se o objetivo é regar as plantas, há alternativas mais econômicas. Substituir a mangueira pelo regador gera economia de 96 litros de água em dez minutos.
3. Sem pinga-pinga:
Chega de adiar o conserto da torneira. Em uma semana, aqueles pingos que pareciam inofensivos já serão responsáveis por 280 litros de água jogados pelo ralo.
4. Economia no banho
Se você reduzir só 1 minuto do seu tempo de banho, ao fim um ano terá ajudado a economizar 3.285 litros de água.
Vamos ajudar a evitar o desperdício de água em nossas casas? Cada um fazendo a sua parte para o bem de todos!
Fonte: BRK Ambiental