Vacinação contra a gripe começou nesta segunda-feira (04) em todo o país
Começa nesta segunda-feira (4) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. A meta do Ministério da Saúde é imunizar cerca de 76,5 milhões de pessoas até o dia 3 de junho, data prevista para encerramento da campanha.
>> Curta o Mesorregional no Facebook
>> Siga o Mesorregional no Twitter
>> Entre no canal do Mesorregional no Telegram
>> Converse com o Mesorregional pelo WhatsApp
>> Acompanhe o Mesorregional no Instagram
>> Inscreva-se em nosso canal do YouTube
Segundo a pasta, 80 milhões de doses da vacina Influenza trivalente, produzidas pelo Instituto Butantan e eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B, estarão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).
Blumenau
Duas importantes campanhas nacionais de vacinação que ocorrerão simultaneamente, entre os dias 4 de abril e 3 de junho: contra a Gripe, destinada a grupos prioritários, e contra o Sarampo, para crianças e trabalhadores da saúde. O dia D, de mobilização nacional, para ambas, está prevista para 30 de abril.
A vacinação das duas campanhas acontecerá por etapas, divididas por públicos específicos, e, inicialmente, será realizada mediante agendamento aberto a partir das 14h de segunda-feira. Neste primeiro momento, a campanha da gripe será voltada para idosos e trabalhadores da saúde, enquanto a campanha contra o sarampo atenderá apenas trabalhadores da saúde. Um mesmo agendamento valerá para as duas vacinas, no caso dos trabalhadores da saúde. Serão disponibilizadas 1 mil doses por dia, entre terça e sexta-feira, dias 5 e 8 abril, nas unidades com sala de vacina ativa.
O agendamento pode ser feito de forma online pelo site da Prefeitura ou pelo aplicativo Pronto Mobile para usuários com smartphones iOS. A Prefeitura ainda aguarda aprovação do Google para liberar o app na plataforma Android. As pessoas também podem fazer a marcação da vacina por telefone, junto às unidades de saúde. Nos próximos dias, a Semus vai acompanhar a procura pelos imunizantes para avaliar a continuidade ou não do sistema de agendamento.
Foto: Gustavo Vara/Divulgação