Vereador Tuca emite nota e pede desculpas à Guarda de Trânsito após divulgação de vídeo com “carteiraço”
O vereador Emmanuel Tuca Santos, do Partido Novo, de Blumenau emitiu uma Nota de Esclarecimento na noite desta quinta-feira (01), após a imprensa divulgar um vídeo em que aparece tentando usar seu poder como parlamentar para inibir a ação de um guarda municipal de trânsito que aplicou multas após o veículo em que estava cometer infrações de trânsito em frente a sede da Câmara Municipal de Vereadores no dia 20 de abril deste ano.
No vídeo, o vereador afirma por várias vezes que não admitiria as penalidades e que interviria junto ao secretário municipal de trânsito e transporte além de usar seu cargo para o qual foi eleito para agir contra a Seterb. Ao ser indagado sobre a situação pelo jornalista Alexandre Gonçalves, do Informe Blumenau, Tuca, ainda afirmou que agiria como advogado contra os veículos de comunicação que divulgassem o vídeo.
Na nota enviada ao Mesorregional pelo vereador ele afirmou que não possui “compromisso com o erro” pede desculpas ao agente de trânsito e diz que passou do ponto naquele momento, mas que continua sem concordar com a aplicação das duas multas, apesar de também reconhecer que o “servidor público em questão, que apenas fazia o seu trabalho.” Na nota ele não citou o seu comportamento com relação à imprensa, já que também quis impedir a divulgação do vídeo afirmando que agiria como advogado contra quem divulgasse o conteúdo. “Só lembrando, como sou advogado há 25 anos, que não autorizei a gravação do vídeo e a sua publicação, então cuidado, pois a gravação é ilegal e inconstitucional, vai ter dano moral com quem publicar…” disse o vereador ao colega jornalista.
Confira a nota na íntegra:
“Com relação aos fatos divulgados pela imprensa referente a multa proferida contra um familiar meu, em abril deste ano, em frente à Câmara de Vereadores, venho prestar os seguintes esclarecimentos:
1) Primeiramente, ressaltar que não tenho qualquer compromisso com o erro. Ao rever o vídeo, entendo que reagi de forma equivocada e desabafei sobre assuntos laterais que não eram da alçada do servidor público em questão, que apenas fazia o seu trabalho.
2) Ainda que injustificada a minha conduta, a irritação demonstrada no vídeo se deu unicamente por considerar injusta e desproporcional a ação por parte do agente de trânsito: aplicar a dupla-penalidade por uma transgressão única, que poderia ser resolvida com uma simples advertência verbal.
3) Apesar do desabafo em um momento de descontrole, em nenhum momento procurei retaliar o profissional ou o órgão em que ele atua. Minha atuação na Câmara de Vereadores é alicerçada, e reconhecida, na justa e isonômica fiscalização de todos os órgãos do Poder Público, não se verificando qualquer revanchismo de minha parte.
Dito isso, reitero meu pedido de desculpas ao profissional que me atendeu na ocorrência, bem como ao cidadão blumenauense, que espera equilíbrio e parcimônia dos seus representantes, o que não me faltará daqui por diante, tornando esse episódio apenas uma exceção.
Atenciosamente
Emmanuel Tuca dos Santos”
>> Curta o Mesorregional no Facebook
>> Siga o Mesorregional no Twitter
>> Entre no canal do Mesorregional no Telegram
>> Converse com o Mesorregional pelo WhatsApp
>> Acompanhe o Mesorregional no Instagram
>> Inscreva-se em nosso canal do YouTube
Foto: Reprodução