Vereadores de Blumenau se preparam para eleição da Mesa Diretora com articulações e encontro de última hora
O processo de eleição para a Mesa Diretora da Câmara de Blumenau para o biênio 2025/2026 entrou em sua fase final com reuniões de articulação entre os vereadores. Na noite desta segunda-feira (30), o bloco liderado por Ito de Souza (PL), composto por Bruno Cunha (Cidadania), Professor Gilson (União), Silmara Miguel (PSD), Egídio Beckhauser (Republicanos), Flavinho (PL), Cristiane Loureiro (Podemos), Diego Nasato (Novo) e Bruno Win (Novo), realizou a última reunião antes da posse e da eleição da Mesa Diretora, que ocorrerá no dia 1º de janeiro. O encontro ocorreu em uma lanchonete no bairro Ponta Aguda, e serviu para consolidar a candidatura de Ito à presidência da Casa Legislativa.

Definição de última hora
Jean Volpato (PT), vereador eleito para seu primeiro mandato, surpreendeu ao anunciar sua candidatura isolada à presidência da Câmara. Em postagem nas redes sociais, Volpato destacou a importância de um parlamento forte e independente, e defendeu que, historicamente, as Câmaras Municipais nas 15 maiores cidades de Santa Catarina mantêm a presidência separada do partido do prefeito, para garantir o equilíbrio entre o Executivo e o Legislativo.

O anúncio de Volpato, embora não tenha sido confirmado oficialmente como uma candidatura com apoio consolidado, está sendo visto como uma estratégia política para enfraquecer as articulações do bloco adversário, liderado por Almir Vieira e Marcelo Lanzarin (PP), e que poderia lançar o nome de Adriano Pereira (PT) como possível concorrente à presidência. Informações apuradas pelo Mesorregional indicam que a tentativa de minar a candidatura de Pereira foi uma jogada para garantir a eleição de Ito, embora, oficialmente ninguém confirme isto.
Foto em destaque: Divulgação / Assessoria