DestaquesEsportes

Vexame do Estado! Modalidade é adiada no Parajasc por falta de árbitros

Em um comunicado surpreendente emitido na quinta-feira, 30, o Governo do Estado anunciou o adiamento das disputas de atletismo nos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) 2024. A razão? Falta de arbitragem.

O Comunicado

A informação sobre a falha da organização veio muito em cima da hora. Exatamente no dia de competições da modalidade, através de uma publicação realizada às 10h32 no site da Fesporte (Fundação Catarinense de Esporte) com os seguintes dizeres:

“Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (30), entre a Fesporte e os municípios participantes da modalidade atletismo dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), foi definido por unanimidade que as competições desta modalidade serão adiadas pela não apresentação de árbitros em número suficiente para a realização das provas.

A Fesporte comunicará previamente uma nova data das competições da respectiva modalidade.

A Fesporte reforça também que continua em tratativas para a manutenção dos calendários das competições em todo o estado de Santa Catarina.”

Frustração e Indignação

A notícia pegou de surpresa centenas de atletas de todas as regiões de Santa Catarina, que já estavam literalmente prontos para competir em Blumenau, cidade sede do evento. Segundo a Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), ainda não há previsão de nova data para a realização das provas.

O deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD) manifestou sua indignação e afirmou que levará o tema para debate na Assembleia Legislativa. “Esses paratletas se prepararam para esse momento, viajaram muitos quilômetros e acabaram tendo seus sonhos transformados em pesadelo. São pessoas com deficiências física, auditiva, intelectual e visual. Esse despreparo da Fesporte é inaceitável”, declarou Bernardes.

Repercussão na Assembleia

Para o parlamentar, o Governo do Estado deve explicações imediatas à sociedade. “O esporte catarinense jamais havia presenciado tamanho amadorismo. Portanto, tomarei todas as providências necessárias para identificar responsabilidades e cobrar as medidas de reparo aos prejuízos morais e financeiros. Essa barbaridade não passará em branco”, enfatizou.

O adiamento das competições não só frustra os atletas, que dedicaram meses de preparação, como também questiona a organização e planejamento do evento por parte das autoridades esportivas. A falta de arbitragem em um evento de tamanha importância é vista como um reflexo do descaso e falta de profissionalismo na gestão esportiva estadual.

Aguardando Soluções

Os atletas, suas famílias e equipes técnicas agora aguardam um posicionamento oficial e medidas corretivas da Fesporte e do Governo do Estado. O evento, que tem como objetivo promover a inclusão e o desenvolvimento dos paratletas, não pode ser prejudicado por falhas organizacionais.

A sociedade catarinense espera que o impasse seja resolvido rapidamente e que os Parajasc 2024 possam continuar promovendo o esporte e a inclusão social de maneira digna e respeitosa.

Imagem: Reprodução / Fesporte

error: Conteúdo Protegido !!