DestaquesTecnologia e Inovação

WhatsApp clonado? Saiba como agir e de que maneira atuam os golpistas

Muito se escuta sobre clonagem da conta de WhatsApp. Na maioria das vezes, ele é aplicado por criminosos após anúncios em plataformas online de compra e venda ou em redes sociais. Estelionatários então se passam por empresas para roubar contas do aplicativo e solicitar dinheiro aos contatos das vítimas. Outra forma é acessar ilegalmente as conversas da pessoa e se passar por ela para pedir dinheiro a parentes e amigos, que são instruídos a fazer depósitos em contas de terceiros.

Tipos de golpe:

Roubo de dados de sites: Os golpistas aproveitam informações de usuários em sites de venda como OLX e ZAP Imóveis e se passam por representantes dessas plataformas e informam que o perfil recebeu reclamações referentes a um anúncio. Então solicitam que a pessoa confirme seu número fornecendo o código enviado por SMS — neste momento, os bandidos tentam fazer login com o número do WhatsApp da vítima em outro celular. O usuário, então, recebe uma mensagem de texto com o código de validação e o repassa para os criminosos, que passam a ter total acesso às suas conversas e grupos.

A partir de então, os fraudadores entram em contato com amigos e parentes contando histórias que geralmente envolvem a necessidade urgente de um depósito bancário, realizado em uma conta de um “laranja”, com a promessa de devolver em breve.

Mensagens enviadas pelos criminosos para tentar roubar o código de autenticação do usuário e fazer um WhatsApp clonado — Foto: Reprodução/Kaspersky Lab
Foto: Reprodução/Kaspersky Lab

Apps espiões usados por parceiros para clonar e ver mensagens: Aplicativos espiões são capazes de monitorar as atividades do celular, e é possível espelhar todas as conversas das vítimas para conseguir ler o conteúdo em outro dispositivo. Para isso, os aplicativos precisam ser instalados manualmente no celular da vítima por meio da leitura de um QR Code, em um processo semelhante à ativação do WhatsApp Web, o que demanda ter o aparelho em mãos em um momento de distração do proprietário. Por isso, é preciso ter cuidado ao entregar o celular desbloqueado para outras pessoas.

O que fazer caso a sua conta seja clonada?

  • Registre um Boletim de Ocorrência (BO) junto à Polícia Civil;
  • Comunique seus contatos, familiares e amigos;
  • Caso alguma pessoa tenha feito transferência, comunique a instituição bancária;
  • Envie e-mail para support@whatsapp.com solicitando a desativação da conta;
  • Solicite um novo chip junto à operadora e reinstale o WhatsApp;

Como evitar?

  • Cuidado! Na maioria das vezes, o golpe ocorre após anúncios em plataformas online de compra e venda em redes sociais;
  • Nunca repasse códigos de confirmação SMS para terceiros;
  • Fique atento com dados conflitantes nas mensagens recebidas;
  • Habilite a verificação em duas etapas no menu ajustes-conta.

Os canais de denúncia são os seguintes Site da Delegacia Virtual, Disque 181 e WhatsApp: (48) 98844-0011

Foto: Jefferson Santos

error: Conteúdo Protegido !!